Implantes Dentários

Os implantes odontológicos são parafusos feitos de titânio que são colocados no interior dos osso da mandíbula e da maxila para que se possa substituir dentes perdidos.

Esses parafusos funcionam como raízes artificiais, substituindo as raízes perdidas, que suportam sobre elas coroas de porcelana, que simulam dentes naturais, devolvendo função de mastigação e estética ao paciente.
Sua osseointegração (adaptação ao tecido ósseo) ocorre em aproximadamente 98% dos casos, sendo alta sua chance de sucesso.

As cirurgias não são dolorosas sendo feitas, hoje em dia, de forma rápida e com pouco desconforto pós-operatório.
Qualquer pessoas com estrutura óssea adequada e boa saúde geral está apta a receber implantes.

Qualquer paciente pode receber implantes?

Praticamente todos os pacientes em bom estado geral (que não apresentem doenças de ordem médica) podem receber implantes dentários. Alguns fatores podem influenciar no sucesso do tratamento, como, por exemplo, o fumo e a diabetes, devendo ser avaliados previamente. O procedimento de implantação oral é um ato cirúrgico e uma adequada avaliação é necessária antes de qualquer cirurgia bucal.

Por que alguns pacientes precisam de enxertos ósseos?

A necessidade de enxertos ósseos é freqüente. Eles podem ser feitos em uma cirurgia prévia à implantação e, nesse caso, os implantes serão colocados após um período de cicatrização óssea de 6 a 12 meses. Quando possível, o enxerto é realizado na mesma cirurgia de colocação dos implantes.

É preciso realizar algum tratamento antes de colocar os implantes?

Em alguns casos sim. Deve-se eliminar qualquer processo infeccioso pré-existente na cavidade oral, ou seja, tratamento periodontal (gengival), extração de dentes com focos de infecção bem como tratamentos endodônticos (canais) devem ser realizados anteriormente à implantação. Todos esses aspectos fazem parte de um planejamento inicial realizado pelo profissional, que deve ser discutido abertamente com o paciente, antes do início do tratamento.

Dói muito para colocar os implantes?

Não. Obviamente trata-se de um procedimento cirúrgico e um certo edema (inchaço) é esperado, especialmente nos primeiros 5 dias pós-operatórios. O edema é tanto maior quanto maior o porte da cirurgia. Cirurgias de enxerto ósseo costumam provocar maior trauma. Entretanto, existem medicações específicas para o controle da inflamação pós-operatória, assim como antibióticos (remédios que combatem infecção) e analgésicos, que o cirurgião poderá prescrever em caso de necessidade.

Quanto tempo demora o tratamento?

Depende de cada caso. Após a colocação, os implantes permanecem em repouso por um período que varia de 2 a 6 meses, para que ocorra o fenômeno biológico da osseointegração (união direta do titânio ao osso), após o qual os implantes são descobertos e uma prótese dentária é conectada ao implante por meio de uma parte secundária denominada “abutment” ou pilar. Em casos que envolvem enxerto ósseo, o tratamento fica inevitavelmente mais longo. Em alguns casos específicos, a prótese pode ser instalada já no dia da cirurgia de implantação.

Existe perigo de rejeição?

Não. A taxa de sucesso dos implantes osseointegráveis é alta, havendo diversos estudos científicos comprovando sua eficácia, mesmo após muitos anos em função mastigatória. Existe, porém, uma possibilidade pequena de perda do implante (não ocorrência da osseointegração), em torno de 2 a 3% dos casos, normalmente logo após o período de repouso pós-implantação. Nesses casos o implante é removido facilmente, podendo um novo implante ser recolocado no local.

Como devo cuidar dos implantes após o tratamento? Podem existir complicações relacionadas aos implantes?

Os implantes, assim como os dentes e gengivas, têm de ser muito bem limpos, utilizando-se os dispositivos (fio dental e escova) recomendados pelo seu cirurgião-dentista.

A principal complicação biológica é a periimplantite (doença que acomete o osso e a gengiva ao redor do implante). Podem também ocorrer problemas relacionados a planejamentos de tratamento inadequados ou a implantes colocados em posições desfavoráveis. As complicações biomecânicas mais freqüentes são a fratura ou o afrouxamento dos pequenos parafusos que prendem as próteses. Fraturas de implantes podem ocorrer, embora sejam mais raras. O mais importante é o comparecimento regular do paciente às consultas de manutenção para prevenir ou diagnosticar precocemente qualquer alteração.

Orientações Sugeridas por Mauro Tosta – Coordenador do Curso de Formação em Implantodontia da Escola de Aperfeiçoamento Profissional da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas – Regional Jd. Pauli

“Muitas possibilidades, grandes resultados.”

Se o paciente é acometido por uma fratura, cárie ou doença periodontal com perda dentária e desequilíbrio na mastigação, o implante dentário trata e restabelece tais funções.

A falta de um elemento dental pode ocasionar movimentações indesejadas, sobrecarga nos outros dentes e uma estética desfavorável.

O tratamento é minimamente invasivo, feito com anestesia local e resultando em um pós-operatório com o máximo de conforto.

Para descomplicar: o implante dentário é um parafuso de titânio que substitui uma raiz dentária possibilitando a confecção de coroas protéticas (dentes de porcelana que ficam iguais aos dentes naturais) devolvendo a estética e a função do dente perdido.

Para os pacientes que utilizam dentaduras e/ ou próteses móveis, os implantes dentários são uma alternativa para reabilitações com próteses fixas e devolvem a mastigação, proporcionando estética harmoniosa, e em muitos casos podendo ser utilizada a técnica da carga imediata

• A vantagem desse tratamento, quando comparado a outros procedimentos reabilitadores (prótese fixa, prótese removível, prótese total), é que nos casos que envolvem a perda de um ou mais dentes, os adjacentes(vizinhos) são preservados e não precisam ser desgastados. Já nos casos edentados (perda de todos os dentes), o implante possibilita uma melhor estabilidade e fixação das próteses.

Como funciona a carga imediata?

É o implante dentário no qual o paciente sai do consultório podendo mastigar no mesmo dia da cirurgia.

No mesmo dia da cirurgia ou, no máximo, em 72 horas é possível fixar as próteses.

Esta técnica reduz o tempo de tratamento e proporciona uma grande melhora na mastigação e na estética de forma rápida e segura.

Um planejamento detalhado é feito antes do procedimento para poder indicar a técnica adequada de implante dentário e alcançar os melhores resultados.

Um sorriso confiante e completo é tudo que você precisa!