O QUE É A DTM

DTM (disfunção temporo mandibular) é um termo coletivo que abrange várias situações clínicas, bastante comuns, que envolvem a musculatura da mastigação, a articulação temporomandibular (ATM) e estruturas associadas.

QUAIS OS SINAIS E SINTOMAS DA DTM?

O quadro clínico de DTM é definido pelos seguintes sintomas isolados ou associados:

• Estalo articular, mialgia ( dor nos músculos da face)
  • Artralgia ( dor articular)
  • Cefaléia
  • Dor na nuca e costas
  • Desvio da mandíbula em sua abertura
  • Abertura bucal limitada
  • Dor de ouvido
  • Zumbido
  • Tontura
  • Dor ao abrir e fechar a boca ou durante a mastigação
  • Ranger de dentes

Tais sintomas podem ser confundidos com um simples mal estar e retardar o diagnóstico tratamento da DTM.

QUAL É A CAUSA DA DTM?

causa da DTM, não é clara, porém a mais aceita atualmente é a multifatorial, na qual o paciente apresenta como o principal fator causal desordens físicas (alterações anatômicas na ATM, maloclusão dentária); e como fatores coadjuvantes as desordens psíquicas (stress, insônia) e os hábitos para funcionais (onicofagia/ roer unhas, bruxismo/ ranger de dentes, etc).

No que concerne à prevalência quanto à idade e sexo respectivamente, a DTM afeta preferencialmente indivíduos com idade de 21 à 40 anos e tende a um decréscimo em sua incidência na medida em que se aproximam os extremos etários; e atinge uma prevalência maior em mulheres, quando comparadas aos homens, numa proporção de 5:1.

PORQUE A DISFUNÇÃO DE ATM CAUSA DOR DE CABEÇA?

A dor proveniente da disfunção de ATM, não é propriamente dor de cabeça, mas sim dor nos músculos da face, causada pelo ranger de dentes, mal oclusão, associados ao quadro de stress.

PORQUE A DTM CAUSA DOR DE OUVIDO?

dor de ATM é, na verdade, diferente da dor de ouvido, devido à proximidade entre as duas estruturas citadas, o paciente pode confundir o local de origem da dor.

Como diagnóstico diferencial, a disfunção de ATM, não apresenta febre, nem secreções sendo eliminadas pelos ouvidos, nem causa infecção das vias aéreas superiores.

TRATAMENTO

tratamento para a DTM também é multidisciplinar, ocorre a longo prazo, exige diagnóstico preciso e correto encaminhamento aos profissionais adequados.

Envolve fisioterapeutas para redução imediata da dor, destravamento muscular e liberação de movimentos mandibulares, otorrinolaringologistas para possíveis distúrbios de audição, dor excessiva e necessidade cirúrgica, bem como psicólogos para tratamento do stress, e cirurgiões dentistas para correção da mal oclusão dentária, ajustes oclusais e confecção de placas miorrelaxantes que irão temporariamente criar uma posição ortopédica mais favorável ao diagnóstico, além de diminuir rápida e efetivamente a dor e o travamento muscular. O uso terapêutico da toxina botulínica também tem tido grande sucesso para essa condição.

CONSEQUÊNCIAS DO NÃO TRATAMENTO:

desordem temporomandibular, é uma doença progressiva, e assim não há como prever sua evolução e conseqüências, por isso é ideal o tratamento precoce.